A Instituição Filantrópica e Cultural Ara Tembayê Tayê foi fundada em 1º de janeiro de 1995, por Ramy Arany (Walkiria Palmieri) e Sérgio Prancvitch (Ramy Shanaytá).
Ambos os fundadores tinham o sonho de preservar a natureza, cuidar e desenvolver pessoas através da sabedoria e espiritualidade da natureza, para que elas pudessem ampliar a consciência sobre suas vidas, desenvolver novos propósitos sobre a existência e, assim, também poderem auxiliar outras pessoas a serem mais felizes.
A Instituição começou seu trabalho através de ações de assistencialismo a comunidade carente da região da Saúde e a aldeias guarani da capital de São Paulo. Nessa época já prestava atendimento especialmente direcionado a mulheres e gestantes.
Com o passar dos anos, houve o crescimento da Instituição e a ampliação de projetos, atraindo mais pessoas em afinidade com sua causa e novas parcerias. Uma das mais importantes foi com o KVT Feminino, que forma o núcleo de desenvolvimento do projeto social voltado ao empoderamento da mulher, de gestante e lideres comunitárias de baixa renda.
Ramy Arany, através do KVT Feminino, destina uma parte de seu programa inovador de desenvolvimento da mulher, baseado no modelo da natureza que é “A Nova Mulher”, para a Instituição realizar sua missão social de cuidar das mulheres e gestantes de baixa renda e líderes comunitárias, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e maior inclusão na sociedade em geral.