top of page
  • Foto do escritorRamy Arany

A mulher pode pedir um homem em namoro?

Atualizado: 28 de jul. de 2021


Até o século passado uma mulher esperaria a vida inteira se fosse necessário até que um homem a pedisse em namoro, do contrário morreria sem nunca dar um beijo. Mesmo sendo o costume arranjar os casamentos entre as famílias por interesses geralmente econômicos, sempre coube aos homens a função de pedir a mão das mulheres, bem como a autorização do pai (figura masculina) para namorá-las, noivá-las até chegarem ao casamento. Este costume é na verdade uma cultura mundial, pois no mundo inteiro em várias sociedades de culturas diferentes, o homem sempre desempenhou este papel.

A mudança deste costume, que me parece mais um tabu, se encontra nas mãos das mulheres, pois é necessário que este seja desconstruído e a mulher possa também, pedir um homem em namoro bem como em casamento

Os tempos mudaram e os costumes também, porém, a mulher até hoje ainda é tendente esperar do homem que este se apresente para ela e a peça em namoro ou em casamento. É muito interessante esta situação, pois as mulheres de hoje são muito independentes; têm seus empregos; muitas moram sozinhas; algumas criam sozinhas seus filhos; são mulheres auto-suficientes; executivas; líderes; são de todas as idades; de vários níveis sociais, mas ainda esperam que o homem tome a iniciativa nesta questão. Penso que, embora o tempo tenha passado e os costumes mudados, ainda recai sobre a mulher o peso da “dignidade feminina”, como se a mulher, obrigatoriamente, tivesse que ser escolhida pelo homem como forma de mostrar que é uma mulher honrada, digna e séria.


Desta forma, parece que a mudança deste costume, que me parece mais um tabu, se encontra nas mãos das mulheres, pois é necessário que este seja desconstruído e a mulher possa também, pedir um homem em namoro bem como em casamento, sem se preocupar em aparentar ser uma mulher fácil ou que não inspire confiança. Porém, isto é uma questão da individualidade da mulher, pois envolve seu modo de pensar, suas crenças, valores, educação, personalidade; desta forma, penso que hoje em dia isto está mais vinculado a estes fatores do que a questão de poder ou não pedir um homem em namoro. As mulheres, ainda preferem por uma questão de proteção da autoimagem, seguir uma tradição já aceita e praticada pelas sociedades em geral a correrem o risco de se exporem a todo tipo de críticas e pensamentos masculinos.


Muitas vezes a mulher manifesta as primeiras iniciativas e constrói todo o caminho para chegar nele e, no final espera dele o pedido de namoro pelas questões de garantias; às vezes, a mulher é mais ousada e toma a frente e pede ele em namoro não se importando com a inversão dos costumes e com o que ele possa pensar sobre isto sobre ela. Porém, é importante também, saber o que os homens pensam sobre este assunto, pois poderemos ter algumas surpresas.

Em relação à mulher poder ou não pedir um homem em namoro, penso que é de seu direito esta conquista

Sem o resultado de uma pesquisa fica difícil afirmar se o homem atual gostaria ou não de ser pedido em namoro pela mulher; porém, penso que isto também está vinculado à individualidade do homem bem como a suas crenças, costumes, cultura, etc. assim como para a mulher. Desta forma, podemos encontrar homens que acham maravilhoso e natural ser pedido em namoro por uma mulher, aceitando plenamente e admirando a mulher por isto, bem como homens que ficariam chocados com esta atitude feminina, afirmando que as mulheres se encontram invertendo a origem e os costumes e que jamais aceitariam esta situação.


Em relação à mulher poder ou não pedir um homem em namoro, penso que é de seu direito esta conquista, tendo conhecimento de vários casos de mulheres que assim agiram e chegaram a se casar, terem filhos e viverem casamentos muito bem sucedidos. Mas, para aquelas que gostam de romantismo e não abrem mão disto, devem esperar que ele lhe peça em namoro, numa noite de lua cheia, num lugar maravilhoso, cheio de flores e perfume suave onde vocês possam vivenciar momentos inesquecíveis.


Mas, que tal, você mulher preparar tudo isto para ele e fazer-lhe uma surpresa pedindo-o em namoro? Será que você tem coragem para isto ou vai se acomodar e aguardar o velho costume de esperar que ele venha até você? Lembre-se de que seu valor não correrá nenhum risco por conta de sua ousadia, pois o que você é não muda por conta disto.


Deixo estas perguntas para você querida amiga responder e, gostaria ainda, que você divulgasse este artigo e convidasse outras mulheres e homens para responderem também. É muito importante a participação de todos, pois estaremos levantando dados fundamentais para esta pesquisa que envolve crenças e valores sobre o comportamento feminino e masculino. Conto com sua participação!


1- Um homem gostaria de ser pedido em namoro por uma mulher, ou ainda prefere os velhos costumes?

2- Os homens pensariam mal de uma mulher que pedisse um homem em namoro?


3- Você acha adequado à imagem da mulher que ela venha a pedir um homem em

namoro?


4- Você que é mulher pediria um homem em namoro?


5- Você que é homem aceitaria namorar com uma mulher que lhe pedisse em namoro?



Envie suas respostas para o email contato@anovamulher.com



Ramy Arany

bottom of page